Por definição, um hotspot para Wi-Fi é a liberação do acesso à internet mediante a solicitação de um cadastro rápido ao usuário. Cada vez mais, locais públicos, como aeroportos, hotéis e cafés estão fornecendo acesso sem fio gratuito para os clientes e visitantes e utilizando este recurso.

Neste artigo, conversaremos sobre como o uso do serviço de hotspot na empresa/estabelecimento é uma ótima forma de oferecer acesso à web e conhecer melhor o público-alvo. Acompanhe!

Hotspot para Wi-Fi oferece mais controle de acesso e coleta de dados

Inúmeros provedores oferecem acesso à internet via Wi-Fi, gerando mais de 3 mil hotspots, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O maior benefício trazido pelo hotspot para Wi-Fi é o controle de acesso, pois somente os usuários devidamente cadastrados podem acessar à rede do estabelecimento. No hotpost, quem cria chave de acesso é próprio visitante, mas também é possível criar uma senha para ele. Nesse caso, uma pessoa responsável realizaria o cadastro do visitante através da área administrativa e informaria ao visitante o usuário e a senha. O mais usual, contudo, é o self-registration, ou seja, o próprio visitante realiza o cadastro e escolhe sua senha para futuros acessos.

O ideal é solicitar um pequeno cadastro para acesso, constando nome completo, telefone, e-mail para contato entre outros dados que sejam importantes para o seu negócio.

Fazer a coleta de dados também pode ajudar na captação e qualificação de leads. Com estas informações em mãos, é possível iniciar um relacionamento, enviar e-mail marketing, por exemplo.

Os dados também podem ser excelentes termômetros ou guias quanto ao público que visita a empresa. É possível cruzá-los para identificar padrões de comportamentos ou perfis específicos e adequar produtos e serviços para este público.

Hotspot para Wi-Fi ajuda a reforçar a reputação da marca

Outro benefício de ter um hotspot para Wi-Fi está relacionado à imagem da marca. Cada vez mais, as pessoas veem com bons olhos empresas que disponibilizam acesso à internet. Chegará o momento em que isso será corriqueiro, mas atualmente as empresas que já oferecem conexão são consideradas inovadoras.

Por isso, é importante que a página de coleta de dados e autenticação de usuários seja customizada com a marca, evidenciando e deixando claro qual é a empresa que está oferecendo o serviço.

Hotspot para Wi-Fi permite integração com redes sociais

Para autenticar o usuário também é possível solicitar login via Facebook ou outras redes sociais. Assim, além de dar rapidez de acesso ao usuário, a empresa também conta com mais informações pessoais das pessoas que utilizarem a rede.

Nós sabemos, as pessoas costumam demonstrar seu comportamento nas redes sociais e estas informações podem contribuir para a criação de campanhas publicitárias, ações de marketing entre outras.

Quando o usuário usar a rede pela primeira vez, é possível configurar para que a marca da empresa apareça em sua timeline, aumentando assim a visibilidade da marca e a presença digital, algo tão importante hoje.

Por meio do hotspot é possível identificar quem está utilizando sua rede, com qual frequência, bloquear visitantes indesejados etc.

Que tal? Sua empresa já conta com um serviço de hotspot para Wi-Fi? Deixe seu comentário!