Atualmente todos nós sabemos de quão importante a internet é para o nosso trabalho, lazer e estudos. O mundo se integrou a essa nova maneira de trocar informações e o funcionamento pleno de nossos computadores, smartphones, televisores — e até geladeiras — passou a estar diretamente ligado ao funcionamento da rede. Assim, percebe-se que é essencial ter uma boa estrutura para dar suporte de qualidade a tantos dispositivos.

Além disso, já que também estamos falando de internet para pequenos aparelhos, como os smartphones, utilizar uma conexão sem fio é essencial para garantir a mobilidade.

Sem dúvidas a melhor forma de oferecer Wi-Fi publico é utilizando um hotspot. Montar um hotspot wirelessnada mais é do que criar um ponto de acesso à internet onde o visitante somente pode navegar mediante um cadastro ou identificação. A seguir, veremos como (e com o quê) montar esse hotspot. Vamos lá!

Você vai precisar de:

Conexão com a internet

Primeiramente é fundamental ter acesso à internet. Essa conexão deve ser planejada pensando na quantidade de visitantes que você deseja oferecer acesso, ou seja, a banda contratada deve ser compatível com a quantidade de pessoas que utilizarão a internet ao mesmo tempo.

A quantidade banda contratada (10, 20, 100 Megas) depende muito do perfil do seu visitante, mas vamos tentar abordar de forma generalizada. Após uma larga análise de usuários de hotspot, a WSpot identificou que 500 Kbps (0,5 Mega) é suficiente para uma navegação satisfatória em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Roteador compatível

Além de um roteador com Wi-Fi, é necessário também que esse equipamento possua algumas funcionalidades extras. Aqui está um documento técnico dos requisitos e aqui a lista de equipamentos já homologados.

Um bom software de Hotspot

Para uma boa experiência de usuário, um bom software de hotspot é essêncial. Um bom exemplo é o WSpot, da WideTI, um software de gerência e acompanhamento de pontos de acesso, que dispõe de segurança e obtém informações para marketing, através do oferecimento de Wi-Fi aberto para seus clientes.

A WideTI, empresa inteligente e inovadora no setor de tecnologia, é especialista na implantação de hotspots, podendo oferecer soluções ideais para cada situação.

E aí? Alguma dúvida? Entre em contato com a WideTI agora mesmo e obtenha ainda mais informações!