Uma boa base de informações sobre clientes pode ser a melhor alternativa para estimular o consumo e a preferência de consumidores por uma marca ou produtos. Por isso, marketing e vendas não podem ser vistos como partes independentes da empresa. Na verdade, se ambos forem utilizados em conjunto, podem ser decisivos para o sucesso de um negócio.

Para isso, é preciso de uma ferramenta para captar cadastros (como o WSpot), formar uma boa base de clientes e, então, começar o relacionamento entre marca e consumidor. Quando você aumenta os cadastros e trabalha seu CRM, também maximiza as chances de transformar oportunidades em negócios, aumentando as receitas e ganhando vantagens competitivas no mercado.

Marketing de Relacionamento

Ações que visam criar e manter uma relação positiva com clientes são parte do marketing de relacionamento. Esse modelo de marketing ajuda a criar uma relação de fidelidade entre os clientes e a marca, mas para isso, é preciso que a empresa entregue valor.

A importância de conhecer seus clientes

Para que as ações de marketing gerem relacionamentos duradouros, é fundamental construir um banco de dados atualizado com os dados dos seus clientes. É por meio dessa base cadastral que você poderá criar campanhas e investir em maneiras de fidelizar seus clientes.

Além disso, com uma ferramenta é possível identificar os clientes que realizam compras com maior frequência e aqueles clientes cujas operações possuem grande relevância no faturamento da empresa.

Como utilizar a base de cadastros para vender mais

O WSpot permite captar e armazenar dados de cadastros para criação de campanhas personalizadas de incentivo. Funciona assim: os usuários que quiserem utilizar Wi-Fi do seu estabelecimento preenchem campos, como sexo, faixas etárias, endereços, etc, e deixam seus dados em troca do acesso à rede. Com o cadastro, a equipe de marketing pode enviar, por exemplo, um e-mail marketing informando sobre o lançamento de novos produtos, segmentar o público para formar um clube de vantagens e até mesmo privilegiar os visitantes mais frequentes.

Veja algumas formas de utilizar a base de cadastros de clientes:

Informar sobre ofertas

Você pode enviar e-mail marketing ou newsletter para manter seu cliente atualizado. Quando bem estruturado e com uma base de emails bem segmentada, a ferramenta é um excelente meio de comunicação. Sua empresa pode informar sobre uma promoção, lembrar o cliente de que é possível que ele esteja precisando de algum produto ou serviço seu e até mesmo para divulgar ações de melhoria que a empresa realizou.

Parabenizar o cliente em datas especiais

O WSpot permite automatizar o contato com a base de dados, facilitando o envio programado de cartões de aniversário e mensagens em outras datas especiais. Quem não gosta de receber parabéns, não é mesmo?

Realizar pesquisa de satisfação com os clientes

Com o contato dos usuários, é possível traçar o perfil do cliente, analisando níveis de satisfação e também entender o que realmente define a decisão de compra. Para alguns, a rapidez é mais importante que o valor, por exemplo. Sabendo disso, você pode entregar o mais próximo possível do que o cliente deseja e precisa.

Comunicar sobre brindes e prêmios

Ao oferecer descontos em produtos ou brindes, seu negócio pode divulgar novos produtos, conquistar clientes e reativar os antigos. Além disso, esse tipo de ação é mais um estímulo para que o consumidor compre mais produtos. Antes, porém, é necessário saber qual é o propósito e os impactos financeiros a ação.

Monitorar

Para estabelecer um relacionamento próximo com os clientes, sua empresa precisa entendê-los. Por isso, é fundamental monitorar a frequência e o ticket médio de cada cliente.

Gostou das funcionalidades e benefícios do WSpot? Se quiser iniciar a captação de cadastros dos seus clientes, entre em contato com nossa equipe.