Para que seu negócio possa oferecer o acesso wi-fi aos seus clientes você precisa assinar um plano de internet com uma operadora e possuir pelo menos um roteador compatível com sistemas de hotspot.

A assinatura de plano de internet ocorre diretamente com uma das empresas que oferecem este serviço na sua localidade. Nenhum tipo de informação adicional é necessária para que isto seja feito. Mas é importante considerar que, como você terá diversas pessoas conectadas ao mesmo tempo em sua rede, quanto menor a banda contratada, menor vai ser a velocidade disponível para seu visitante.

Por exemplo: você contratou um plano de internet com 5 mega. Se 10 pessoas estiverem conectadas ao seu WSpot, cada uma delas terá cerca de 500kb para usar. Com uma conexão de 20 mega, cada um passa a receber 2 mega.

Quanto ao roteador, é importante saber que nem todo equipamento é capaz de funcionar com serviços de hotspot, especialmente aqueles vendidos no varejo comum ou cedidos pelos provedores de internet.

Isto ocorre porque hotspots precisam de especificações técnicas especiais nos equipamentos que distribuem o sinal. Sem isso você só consegue dar acesso à rede através da divulgação de uma senha e não poderá controlar acessos e cadastros.

Antes de adquirir um roteador, confira nossa lista de modelos compatíveis.