Embora naturalmente atrativos, pela oferta tentadora de provar deliciosos pratos, de reunir amigos e fazer um happy hour ou pela ideia de simplesmente dar uma parada para refeição rápida ou almoço durante expediente, os restaurantes – tal como outros tipos de comércio – também enfrentam o desafio constante de inovar para aumentar a clientela. E os donos sabem disso. Portanto, cada vez mais estabelecimentos saem em busca de ideias inteligentes para agradar seu público – dentre elas, o hotspot.

Este serviço prático, que oferece aos visitantes acesso gratuito a um ponto de wi-fi exclusivo de seu ambiente por meio geralmente de um simples cadastro prévio, é uma ótima maneira de promover experiência agradável e conveniente aos clientes, aumentando a retenção.

Se você já pensa nesta ideia, mas acha que não entende muito de tecnologia e por isso ainda não sabe todas as razões pelas quais será uma escolha certa, veja mais motivos para investir:

1. Novas oportunidades de interagir com seu público e conhecê-lo

É possível estreitar relacionamento com seu público e entendê-lo melhor inserindo um formulário de cadastro para acesso inicial com dados relevantes que você deseja conhecer sobre seus clientes (tais como dados para contato, data de nascimento), trazendo oportunidades de aproximação a exemplo de promoções de aniversário, criação de pratos diferentes, lançamento de novidades constantes e assim por diante. Este conhecimento é essencial para engajar, oferecer mais conforto, bom atendimento, qualidade e motivação para voltarem sempre.

2. Fazer com que o fator tempo deixe de ser uma desculpa

Leia-se: comodidade. E aí não só estabelecimentos grandes se beneficiam do hotspot. Na vida atarefada que levamos hoje, muitas pessoas podem procrastinar a ideia de ter momentos de lazer em um bar, por exemplo, devido a muitos compromissos e atribuições, sendo cômodo e encorajador acessar e-mails pelo dispositivo móvel e transpor objeções de trabalho para sair e se divertir um pouco com o apoio de seu hotspot. Estando preparado para receber clientes com mais comodidade e estrutura, fazendo com que “se sintam em casa”, certamente obterá referência e atrairá mais pessoas, pois até mesmo quem esteja de “plantão” em algum sistema de trabalho, podendo ser acionado a qualquer momento para atender a uma demanda, não se sentirá preso e impossibilitado de permanecer online caso precise.

3. Melhoria no atendimento ao cliente

Até mesmo neste fator os hotspot auxiliam, encurtando tempo de atendimento, elevando a satisfação e otimizando a rotina de bares e restaurantes, ao economizar passar senhas ou gastar menos tempo dos garçons, por exemplo.Também é possível inserir banners antes e após o login – oportunidade esta em que, inclusive, pode-se exibir novidades do restaurante, combos, promoções, menus especiais ou festivos e pratos mais pedidos para servirem de sugestão, ajudando em escolhas mais rápidas e satisfatórias e criando desde o início um ambiente agradável e convidativo.

Isto também contribui para percepção mais favorável ao restaurante, dando-lhe ar de requinte e modernidade e aproveitando para direcionar o cliente à sua página na web também ou à sua fanpage, incentivando-o a conhecer mais sua história, suas opções e curtir seu conteúdo ou compartilhá-lo caso tenha gostado da experiência.

4. Vantagem competitiva, maior visibilidade e investimento que traz retorno

Ir almoçar em seu restaurante ou bar todos os dias com desprendimento porque consegue se manter conectado ao escritório ou clientes importantes e ainda aproveitar tais momentos para resolver assuntos pessoais online, se comunicar com contatos extratrabalho, ou marcar encontros preferencialmente lá porque já tem internet para resolver o que precisam ao discutir pontos importantes, são fatores que aumentam a competitividade e conferem diferenciais.

Além disto, a facilidade com que as pessoas conseguem tirar fotos (quer seja de si próprias com sua marca de fundo ou das receitas que estão provando) e compartilhá-las em tempo real, ajuda a divulgar o estabelecimento e torná-lo interessante para outras pessoas, além de a possibilidade de integração desta solução com redes sociais permitir que os clientes, ao se conectarem a seu hotspot, apareçam no feed de notícias de demais leads como frequentadores de seu local, o que aumenta consideravelmente a visibilidade.

E então, o que está faltando para instalar o hotspot no seu estabelecimento? Quer ter mais dicas sobre o assunto? Aproveite para conhecer nossa newsletter!