hotspots de wi-fi e venda mais

Hotspots de Wi-Fi para clientes são uma estratégia importante para alavancar vendas. A internet já faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros.  As pessoas conversam com família e amigos, mantêm-se informados e procuram lazer por essa mídia. Dentre as diversas revoluções que a internet trouxe, o consumo de produtos e serviços foi especialmente afetado. 

As compras online já representam cerca de 30% do varejo nacional. Negócios fechados em dispositivos móveis atingiu cerca de 12% do volume, segundo relatório Webshoppers do E-bit. Contudo, é preciso perceber que os clientes aproveitam a internet também em lojas físicas. Comparam preços, pesquisam especificações técnicas e verificam avaliações de outros usuários daquele mesmo produto. Isso mostra que oferecer Wi-Fi para clientes, tornou-se mais do que uma comodidade. Passou a ser item estratégico para os empreendedores

A pesquisa da AirTight Networks mostrou que 27,5% das lojas que oferecem hotspots de Wi-Fi para os clientes perceberam um aumento significativo nos resultados e nos níveis de fidelidade de seus clientes.

Alta no número de Hotspots

O Brasil está entre os países que mais oferece pontos para acesso via Wi-Fi para clientes, com mais de 2 milhões, segundo pesquisa da iPass. A avaliação foi feita em tipos variados de estabelecimentos, de cafés a hotéis, de shoppings a aeroportos. O número, no entanto, ainda é pequeno em relação à proporção demográfica do País. Os Estados Unidos, por exemplo, segundo lugar da lista, possui quase 10 milhões de hotspots, enquanto o primeiro, França, contabiliza 14 milhões. Ou seja, ainda há muito espaço para crescer.

Segundo o CEO da iPass, empresa responsável pela pesquisa, Evan Kaplan, existe uma preferência dos consumidores em frequentar e se fidelizar a estabelecimentos que possuem conexão de internet aberta e gratuita. Entretanto, é preciso ter atenção à tecnologia adotada. Hoje, ter um roteador com internet aberta já não é mais suficiente, e pode até trazer prejuízos ao estabelecimento.

Vantagens de oferecer Wi-Fi para clientes

Possuir hotspots de Wi-Fi traz diversos benefícios para seu negócio. Listamos alguns dos mais importantes:

Marketing

O consumidor, para obter acesso aos hotspots de Wi-Fi, precisará criar um cadastro com informações como nome e e-mail, gerando um login que poderá ser utilizado posteriormente. Essas informações serão armazenadas em um banco de dados e servirão para o desenvolvimento de ações de marketing e comunicação adequadas ao perfil dos visitantes.  Assim, você não estará apenas fidelizando o cliente, mas poderá utilizar a rede Wi-fi como um de seus vendedores, oferecendo produtos e serviços nas telas de acesso e melhorando o relacionamento com os clientes. Essas ações fazem parte do Database Marketing, uma modalidade que utiliza as bases tecnológicas para a criação e execução de estratégias com foco no consumidor.

Comodidade

O usuário poderá se conectar sozinho à sua rede, sem necessidade de pedir senha. Depois de realizar o cadastro pela primeira vez, o visitante pode conectar-se automaticamente quando retornar ao local. Assim, terá a sua disposição uma banda de acesso à internet mais estável, maior e mais rápida do que se dependesse exclusivamente dos sinais 3G e 4G do celular.

Gestão de Rede

Torna-se mais fácil gerenciar sua rede. É possível definir tempo de conexão, limite de banda, códigos de acesso entre outras formas de controle de acesso.

Segurança – Marco Civil da Internet

No Brasil, a internet é regulamentada pelo Marco Civil da Internet. Ela determina, entre outras coisas, que o responsável por um crime virtual é quem oferece a rede. Para se proteger, é preciso registrar quem acessou para poder repassar para a justiça. A gente explica melhor sobre isso neste artigo.

Software para gestão de HotSpots de Wi-Fi

Para poder gerenciar todas essas possibilidades é necessário um software para gestão de hotspots de Wi-Fi, como o WSpot.

Você poderá a partir de um painel de controle na Web, emitir relatórios, controlar configurações, personalizar as telas exibidas para os visitantes e criar campanhas de marketing, entre outras funcionalidades.

É possível ainda integrar o sistema com o Facebook e outras redes sociais, extraindo  informações básicas de lá. Essa integração também pode ser útil posteriormente na suas campanhas.

Wi-Fi marketing - Teste o WSpot