tecnologia marketing para bares e restaurantes

As estratégias de marketing para bares e restaurantes estão cada vez mais evoluídas e complexas. Trata-se de um setor com  enorme concorrência. Existem milhares de estabelecimentos espalhados pelo Brasil e trazer um cliente nem sempre é uma tarefa simples.

A cada dia a tecnologia está mais presente no nosso cotidiano. Estamos cercados de novos equipamentos e conectados a maior parte do nosso tempo. Usar esse avanço nas estratégias de marketing para bares e restaurantes para conquistar clientes deixou de ser apenas um diferencial para se tornar essencial. Sobretudo o marketing digital que, além de mais barato que o convencional, tem o poder de atingir muito mais pessoas, de forma mais segmentada e certeira.

Separamos algumas estratégias de marketing para bares e restaurantes usando a tecnologia para você começar a aplicar agora!

 

Invista em Aplicativos

delivery marketing para bares e restaurantes

A variedade de aplicativos focados em restaurantes e bares é imensa. Há desde apps com resenhas, avaliações, passando por reservas e pedidos de delivery e até que usam a geolocalização para mostrar o “restaurante mais perto de você”.

Existe todo um mundo de aplicações que podem ser muito úteis para chamar cada vez mais clientes para seu restaurante/bar. Procure saber aquele que mais se encaixa no seu perfil e invista em estar presente neles. Alguns julgamos imprescindíveis, como estar presente no google maps.

Esses aplicativos terão o poder de, além de aumentar sua visibilidade, ajudar a concluir vendas. É uma forma de potencializar sua estratégia e aumentar significativamente seu número de clientes.

Aplicativos sugeridos:  Grubster, Ifood, Google Maps, Tripadvisor

 

Mídias sociais – engajamento no marketing para bares e restaurantes

As mídias sociais têm grande relevância no cotidiano das pessoas. Buscamos informações, ideias, conteúdo e relacionamentos por elas. Nos comunicamos com nossos amigos e conhecemos pessoas novas. Isso é válido, também, para produtos e serviços.

Tudo isso torna essa tecnologia um meio muito importante de relacionamento e engajamento dos seus clientes com seu negócio. É muito importante estar presente nessas plataformas e, sobretudo interagir com seus públicos que estão ali dispostos a receber seu contato a todo momento.

Existem muitas táticas específicas para mídias sociais. Separamos duas que julgamos fundamentais:

Conteúdo

 Criar vídeos, textos, memes, compartilhar receitas, experiências e coisas interessantes são a melhor forma de se comunicar com seu público e mostrar as experiências que você tem a oferecer. Lembre-se, as pessoas estão nas mídias sociais em busca de conteúdo. Elas querem ver coisas que lhes interessam. Entregue isso a elas da melhor forma possível. Simplesmente postar seus pratos não vai tornar a visita do seu cliente mais interessante na sua página. Seja criativo!

Advertising

Na maioria das mídias sociais é possível anunciar. Ou seja, mostrar para as pessoas seu conteúdo de forma patrocinada. Trata-se de uma estratégia que atinge muitas pessoas e que você deve pensar de duas formas. A primeira é interagir com seu próprio público. Invista em mantê-los sempre por perto em em contato com você. A segunda é criar novos públicos e aparecer para possíveis novos clientes. Segmente com inteligência seus anúncios e apareça para pessoas que potencialmente têm interesse no seu negócio. Lembre-se: buscamos conteúdo e relacionamento em mídias sociais. Mesmo sendo um post patrocinado, entregue isso!

Falamos mais sobre isso neste post, caso queira se aprofundar um pouco mais neste assunto.

 

E-mail marketing – Barato e certeiro

E-mail marketing é uma ferramenta muito importante em estratégias de marketing para bares e restaurantes. É uma maneira completa e barata de manter a comunicação com  seus clientes, informá-los de novidades e mantê-los sempre por perto do seu negócio.

Estratégias de e-mail marketing devem ser pensadas com bastante dedicação. Há vários pormenores para se levar em conta, como por exemplo a taxa de abertura dos e-mails, identificar quais assuntos são mais relevantes e, sobretudo, definir a cadência.

Separei alguns pontos que você deve ter atenção ao enviar e-mail marketing:

Banco de dados atualizado

O primeiro passo para uma estratégia de sucesso é manter um banco atualizado. De nada adianta enviar mensagens para e-mails falsos ou desativados. Comprar listas de e-mail é um dos maiores tiros no pé que pode ser cometido. Comece a cadastrar seus clientes, e encontre tornar de tornar esse processo automatizado. Quanto melhor e mais segmentada for sua lista de contatos, melhores serão os resultados de suas campanhas de e-mail marketing!

Cadência de e-mails:

Cadência é a frequência e os assuntos de e-mails que você envia para seus clientes. Encontrar o “timing” certo é fundamental. Isso por que mandar mensagens demais atrapalha a pessoa, enviar mensagens de menos faz com que seu e-mail deixe de ser importante aos olhos de quem os recebe. É preciso encontrar a proporção certa! Essa proporção varia de negócio para negócio, então você precisará ir ajustando ao longo do tempo até chegar na cadência ideal. Dica: Comece com menos e-mails e aumente aos poucos, isso evita enfurecer o destinatário e fazê-lo se descadastrar da sua lista.

Curto e direto

Textos muito grandes irão fazer com que o leitor desista de lê-lo. Os melhores e-mail marketing são visualmente fáceis de serem compreendidos e diretos na mensagem que querem passar. Não caia na armadilha de querer “encher linguiça” e falar mais do que precisa. Transmita a mensagem que deseja sendo claro e conciso.

Call to Action:

Todo e-mail marketing precisa dar ao leitor a opção de tomar alguma ação. Seja clicar em um botão, responder a uma pergunta ou visitar alguma página. Isso é fundamental para engajar o leitor e, dessa forma, tornar a campanha mais efetiva. Oferecer algum “mimo” (um desconto, por exemplo) também é uma estratégia válida nesse sentido.

Existe um sem número de ferramentas no mercado (algumas gratuitas, outras pagas) que te ajudarão a automatizar o envio de campanhas de e-mail marketing.

Ferramentas sugeridas: RD Station, Mailchimp

 

Adwords – fundamental em marketing para bares e restaurantes

adwords marketing para bares e restaurantes

Adwords são os links patrocinados do google. Quando alguém procura por algo nesse mecanismo de busca é possível aparecer no topo da página de forma paga. De todas as as estratégias de marketing digital, talvez esta seja a mais importante de todas.

Estar bem classificado no Google significa que você aparecerá para um número enorme de pessoas. Digamos, por exemplo, que você tenha um bar que vende cervejas especiais em uma cidade do interior do brasil.

Se alguém dessa cidade procurar no google “cervejas especiais” e seu concorrente estiver investindo em links patrocinados do Google, ele aparecerá para essa busca e você ficará no anonimato.

Além disso, dependendo se a pessoa já clicou em algum link patrocinado é possível criar campanhas de retargeting. Ou seja, o google exibirá para essas pessoas seu anúncio em outras páginas da Web. Sabe quando você busca alguma coisa no google e de repente aparece várias propagandas sobre aquilo para você? Pois é…

No que diz respeito a marketing para bares e restaurantes, adwords tornam-se ainda mais importante, pois as quantidade de busca é muito grande. Porém, trata-se de uma ferramenta complexa e que depende de algum conhecimento para fazer campanhas que valham a pena.

Como funciona o Google Adwords?

A mecânica do adwords é você “comprar” palavras-chave. Ou seja, quando uma pessoa busca aquela palavra você aparece, e caso esta pessoa clique no seu anúncio, você paga para o Google um valor por aquele clique (que varia em forma de leilão para cada palavra chave).

Definir as suas campanhas e palavras chave é primordial para ter uma campanha de sucesso. Defina muito bem as palavras-chave que deseja investir. Estas não podem ser muito abrangentes, pois você pagará por cliques de pessoas que não estão realmente interessadas no que está oferecendo.

Mas também não pode ser restrito demais, pois assim você aparecerá para pouquíssimas pessoas. Tem uma ferramenta do próprio google que você analisa a quantidade de buscas de palavras-chave. Você acessa aqui.

Para marketing em bares e restaurantes, focar no seu principal diferencial é uma estratégia interessante. Invista no seu principal produto e naquilo que você tem de melhor a oferecer.

Se quiser criar sua conta do Google Adwords, clique aqui.

 

Hotspots de Wi-fi

Hotspots de Wi-Fi para clientes são pontos de conexão à internet no qual o visitante precisará preencher um cadastro para navegar. Com este processo, você terá em mãos uma série de informações valiosas que irão alavancar ações de marketing para bares e restaurantes.

Mas afinal, o que um hotspot de wi-fi proporciona?

Base de dados confiável

Ao se cadastrarem na sua rede, seus clientes vão fornecer suas informações pessoais, como e-mail e telefone. Isso permite a criação de um banco de dados completo tornando suas ações de marketing mais assertivas.

Engajamento em mídias sociais

Você poderá oferecer aos visitantes o cadastro por redes sociais. Com isso você terá todas as informações do visitante e também oferecer curtir e check-in em sua página.

Comunicação

Você poderá se comunicar com seu cliente assim que tentar acessar sua rede exibindo anúncios nos dispositivos dos usuários que se conectam à rede do seu estabelecimento comercial.

Relatórios

Ao possuir um software de gestão de hotspotst você vai identificar como seu cliente se comporta no seu negócio. Você saberá os dias e horários mais visitados, quantidade de visitantes recorrentes e qual o tempo médio que ele fica no seu estabelecimento!

Conheça mais sobre o que é Wi-Fi Marketing.

Dica Bônus:

Use a tecnologia para melhorar seu serviço. Tablets com a conta parcial, cardápio e pedido direto pelo dispositivo na mesa. Essas ferramentas irão melhorar a experiência do seu cliente no seu negócio! É possível, também, de forma muito simples criar pesquisas online para identificar o que você está acertando e errando!