Conheça, se comunique e fidelize seu cliente usando seu WiFi

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O primeiro passo para uma estratégia de comunicação bem sucedida é conhecer bem seu público-alvo e seus clientes. Qual sua relação com seu negócio, quantas vezes vem ao mês, qual é a sua idade e gênero e, claro, quais são seus dados de contato. Uma maneira fácil e rápida de fazer isso é utilizar serviços de hotspot. Ou seja, para ter acesso à sua rede, seu cliente fornecerá as informações que você precisa para criar ações de WiFi Marketing. Tais dados são muito ricos pois você terá a certeza que aquela determinada pessoa visitou seu estabelecimento.

Veja algumas estratégias que você pode desenvolver ao implantar WiFi Marketing no seu negócio:

  • Estudar o perfil de seu consumidor através do WiFi. Com os campos personalizáveis, descubra os dados importantes para o seu negócio, como, por exemplo: sexo, faixa etária, endereço, perfil de renda, entre outros;
  • Captar contatos para e-mail marketing;
  • Direcionar os dados para as redes sociais do seu negócio;
  • Emitir relatórios de áreas e pontos de acesso com maior movimentação;
  • E ainda ter a opção de envio de SMS.

É preciso constantemente alimentar essa base de informações, sendo que os dados devem ser válidos, reais e, de preferência, fornecidos pelo próprio cliente.

Como usar estrategicamente a base de dados dos seus clientes

Uma base de dados válida e baseada em informações reais, também chamada de Database Marketing, não é apenas um registo de clientes, mas uma ferramenta para definir estratégias de comunicação, aproximação e fortalecimento dos laços com os consumidores.

Você terá acesso a diversas informações sobre seus clientes, como por exemplo:

  • A frequência com que visitam o seu estabelecimento;
  • Quanto tempo permanecem;
  • Quanto de dinheiro gastam;
  • Em quais produtos têm interesse;
  • Se já aproveitam as suas promoções.

Todas essas informações serão captadas ao longo do tempo e serão a base para o seu planejamento de WiFi Marketing. Por exemplo: você pode enviar ofertas específicas para aqueles clientes que já visitaram seu estabelecimento mais de duas vezes em um mesmo mês.

Trabalho integrado de WiFi Marketing com CRM

Já o CRM (Customer Relationship Management) é um sistema integrado de gestão cujo foco é o cliente. Os elementos fundamentais do CRM são a identificação, diferenciação e interação com o cliente. Seu foco é o fortalecimento da relação com o consumidor.

Você poderá usar as informações coletadas pelo seu hotspot para alimentar seu CRM e manter contatos mais assertivos com sua base. Por exemplo: você pode criar conteúdos focados naquele consumidor específico, levando em conta seus hábitos e a relação que ele tem com seu negócio.

Se você identificou que  um determinado consumidor vai todas as sextas feiras ao seu negócio, e, em algum momento, ele deixou de ir, talvez seja o momento de entrar em contato e entender o porquê disso ter ocorrido.

Esse tipo de relacionamento torna-se de longo prazo, proporcionando assim uma fidelização muito maior do seu cliente.

Manter também significa limpar

Qualquer pessoa pode se cadastrar e acessar um Hotspot. Mas isso não significa que todas essas pessoas são bons contatos para você. Alguns podem não ser o seu público-alvo, ou se mudaram, ou não se interessam mais pelo negócio. Para garantir a qualidade do seu banco de dados, é importante lembrar de fazer limpezas periódicas:

  • Segmente os registros de pessoas que não acessaram a sua rede há mais de seis meses;
  • Se fizer e-mail marketing, compare o seu relatório de bounces (e-mails que não chegaram ao destinatário) com os cadastros, e exclua-os;
  • Envie e-mails perguntando se a pessoa tem interesse no conteúdo que está recebendo. Isso impede que você seja marcado como spam.

Seguindo essas dicas, você manterá uma base de dados muito valiosa, e a utilizará para vender mais para seus clientes!

Sobre o autor:
Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas
Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo
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