A tecnologia está constantemente presente em nossas vidas. 70% dos brasileiros hoje possuem acesso a internet; dentre as conexões feitas, 97% ocorrem por dispositivos mobile. Estes dados, que são parte da nova edição da pesquisa TIC Domicílios, apenas mostram o quão essencial é oferecer um ambiente de conectividade no seu estabelecimento. Se a conexão via 3G ou 4G ainda é limitada e cara, é fato que os seus clientes esperam o oferecimento do Wi-Fi como uma comodidade básica.

Oferecer uma conexão Wi-Fi de qualidade traz inúmeros benefícios: atrai mais pessoas ao seu estabelecimento, auxilia na otimização da experiência do cliente e pode ser utilizado na sua estratégia de marketing. Isso porque, ao utilizar um hotspot Wi-Fi, é possível transformar a sua rede em uma ferramenta de comunicação, gerando mais vendas e fidelizando clientes.

oferecer wi-fi de qualidade

Mas para disponibilizar internet de qualidade, não basta simplesmente colocar um roteador doméstico e fornecer a senha de forma deliberada. Primeiramente, esse tipo de equipamento mais simples não será suficiente para atender a demanda de diversos usuários conectados no seu estabelecimento comercial. Já a divulgação da senha a todos é um procedimento que compromete a segurança dos seus dados e pode colocá-lo inclusive em risco perante a lei.

Ou seja, é necessário montar uma estrutura robusta que suporte a necessidade da sua rede, pois só assim as vantagens serão revertidas ao seu negócio. Se você não sabe muito bem como fazer isso, não perca as nossas dicas abaixo!

O passo-a-passo para o oferecimento de um Wi-Fi de qualidade no seu estabelecimento

passo a passo wi-fi de qualidade hotspot roteador

1. O dimensionamento da rede

O primeiro passo para montar sua rede Wi-Fi é conhecer bem o seu estabelecimento e seu público. Uma rede montada para 50 pessoas é bem diferente de uma para 500. O link de internet, velocidade da conexão e características dos equipamentos são aspectos que só serão definidos a depender do entendimento da dimensão da sua rede.

Por isso, pense nas seguintes questões para planejar o dimensionamento da sua rede de forma correta:

  • Quantas pessoas vão acessar a sua rede?
  • Qual será o limite de banda liberado a cada uma delas?
  • Seus clientes utilizam o Wi-Fi para que tipo de atividade?

2. As características do link de internet 

Um passo primordial para oferecer um Wi-Fi de qualidade é aderir a  um serviço que possa prover o link de internet para o seu negócio. A escolha do melhor plano, velocidade e empresa provedora deve ser feita tendo em mente dos objetivos e capacidade do seu negócio.

Pesquise a reputação da empresa provedora escolhida e analise diversas variáveis como estabilidade da conexão, qualidade do suporte e velocidade da rede.

3. A capacidade dos roteadores e pontos de acesso

A escolha do equipamento ideal pode ser determinante para que a conexão de internet funcione com rapidez e sem interferências. Problemas com estabilidade de sinal, quedas na conexão e velocidade são algumas das situações que provocam insatisfação dos usuários, segundo pesquisa divulgada pela Anatel.

Um ponto de acesso — diferente de um roteador de uso doméstico — possui uma distribuição de sinal mais potente e uma alta capacidade de processamento. Isso porque sua CPU e memória possuem performance sofisticada, sem contar a possibilidade de inserir um sistema de hotspot

A escolha de equipamentos inapropriados que não preencham as necessidades da empresa pode comprometer a conexão e influenciar a sua qualidade, estabilidade e escalabilidade. Por isso, é importante conhecer mais a fundo a sua estrutura a fim de evitar a ocorrência de futuros problemas.

Outro ponto que pode interferir na conexão é a posição do roteador. O alcance do sinal e o próprio desempenho são afetados simplesmente por causa do local em que o equipamento está instalado.

4. A utilização de um sistema de hotspots

Mais do que oferecer conexão Wi-Fi, é importante utilizá-la a seu favor. Um sistema de gerenciamento de hotspot é capaz de transformar a sua rede em uma ferramenta de marketing

Funciona assim: o seu cliente, para utilizar o Wi-Fi, realiza um rápido cadastro, preenchendo campos que você vai definir. Em seguida, é possível exibir uma propaganda divulgando uma promoção, por exemplo. Os dados do cadastro, por sua vez, ficam salvos em um banco, podendo ser utilizados em campanhas de e-mail marketing ou envio de WhatsApp, por exemplo.

como funciona hotspot wifi

Além disso, você ainda pode utilizar diversas funcionalidades como:

  • Personalização de captive portal com identidade visual do estabelecimento;
  • Definição de um limite de banda;
  • Criação de códigos de acesso;
  • Criação grupos de usuários com diferentes configurações;
  • Bloqueio de dispositivos por tempo e muito mais.

Ficou interessado e quer bater um papo com um de nossos especialistas? Não deixe de descobrir mais sobre como oferecer uma conexão Wi-Fi de qualidade ao mesmo tempo em que cria uma ferramenta estratégica de marketing.