Ao frequentar um estabelecimento, é muito comum sentir a necessidade de se conectar ao Wi-Fi. Isso porque os pacotes de dados das operadoras ainda possuem preços elevados e a qualidade da conexão 3G não permitem algumas ações, como a reprodução de vídeos com fluidez, por exemplo. Por esses e outros motivos, o Wi-Fi ainda permanece sendo a conexão favorita dos brasileiros.

Entretanto, essa experiência pode se revelar desafiadora por diversos motivos…

  • A senha da rede pode ser muito complexa;
  • O local pode possuir um roteador com baixo alcance;
  • Pode não existir um Wi-Fi destinado a clientes.

É importante frisar que esses e outros aspectos podem frustrar e causar um transtorno para quem frequenta o seu estabelecimento. 

Pensando nisso, aposto que você já foi até um estabelecimento e se viu obrigado a realizar check in no Facebook em troca da conexão Wi-Fi. Essa prática ganhou tanta popularidade nos últimos anos que você inclusive já pode ter pensando em trazê-la para o seu negócio. Mas saiba que há diversos malefícios em aderir a prática…

Para ajudar você a tomar essa decisão, vamos analisar os pontos positivos e negativos de solicitar o check in para liberação do Wi Fi a seguir. Confira:

wi fi check in facebook hotspot

Pontos positivos de solicitar check in no Facebook em troca de Wi-Fi

Aumenta a divulgação e presença online do seu estabelecimento

Quando o seu cliente faz check in no Facebook para utilizar o seu Wi-Fi, ele está indiretamente divulgando o seu estabelecimento. Isso aumenta o reconhecimento da sua marca e amplia sua presença online!

Quando a sua fanpage aparece no feed para os amigos do seu cliente, pode ser que novos clientes conheçam e venham a se interessar pelo seu negócio. Isso pode gerar curtidas, interação com a página e, principalmente, vendas.

É uma forma de obter um retorno sobre seu investimento

“Qual a senha do Wi-Fi?”. Você com certeza já ouviu esse questionamento. As pessoas estão acostumadas a ter essa comodidade à disposição e já esperam que você ofereça uma conexão de qualidade. Entretanto, esse investimento, que muita ajuda na otimização da experiência do cliente, muitas vezes é subaproveitado.

Ou seja, ao utilizar o seu Wi-Fi como uma ferramenta de marketing, você está indo além com a sua rede. É uma forma de obter um retorno garantido sobre esse investimento que você já faz.

retorno sobre investimento wi fi

Pontos negativos de solicitar check in no Facebook em troca de Wi-Fi

Esse impedimento pode fazer o usuário desistir de utilizar a sua rede

Nem todo mundo se sente confortável divulgando o estabelecimento que está frequentando para seus amigos e familiares nas redes sociais. Ou seja, um sistema que obriga a realização do check in para liberação da internet pode romper com a privacidade que esses usuários tanto prezam.

A sua rede pode estar ilegal – e em perigo

Sistemas de check in no Facebook podem parecer profissionais, principalmente por serem populares em estabelecimentos comerciais. Entretanto, é importante que você saiba que eles não protegem a sua conexão perante a lei do Marco Civil da Internet.

Ou seja, caso crimes virtuais sejam cometidos na sua rede, não é possível identificar qual usuário realizou tal ação. Assim, quem responde legalmente pelo ocorrido é você. Portanto, ter um sistema de hotspot para oferecer Wi-Fi de forma segura no seu estabelecimento é essencial.

É possível burlar a obrigatoriedade

Em qualquer publicação do Facebook, existem as opções de visibilidade que são customizáveis de acordo com o desejo de usuário. As diretrizes de privacidade do Facebook permitem que a opção de visibilidade “Somente eu”, por exemplo, seja ativada.

Ou seja, não necessariamente o seu cliente estará divulgando o seu estabelecimento ao realizar o check in com o Facebook.

Obrigar o seu cliente a fazer qualquer coisa pode frustrá-lo

A obrigatoriedade de realizar o check in para utilizar o Wi-Fi pode ser extremamente frustrante. Afinal, ao ver a sua rede aberta, o seu cliente imediatamente constrói a crença de que seu acesso será feito de forma simples e ágil. Isso não acontece, entretanto, quando o check in no Facebook torna-se obrigatório…

chek in facebook obrigatório desvantagens

Sugerir o compartilhamento é muito mais ético e democrático

Diferente de obrigar, sugerir o compartilhamento da sua página no momento da conexão é uma forma sutil e educada de incentivar o seu usuário a divulgar o seu estabelecimento online.

Uma forma simples e efetiva de fazer isso é: quem compartilhar a sua página ou postagem específica pode ganhar um desconto, um brinde ou um benefício. Assim, o seu cliente sente-se recompensado após a realização do procedimento.

É possível ir muito além com o seu Wi-Fi

Se você já sabe que o seu Wi-Fi pode atuar como uma ferramenta de marketing, fique sabendo que é possível ir muito além! Um sistema de check in no Facebook oferece poucas possibilidades quando comparado a um sistema de hotspot e Wi-Fi Marketing, por exemplo.

Então, o que fazer?

Após todo esse texto, aposto que você já percebeu que obrigar o seu cliente a fazer check in no Facebook para utilizar o seu Wi-Fi não é uma boa solução.

Mas se você:

  • Preza pela qualidade e segurança do seu Wi-Fi;
  • Quer obter um retorno sobre o investimento de oferecer internet a seus clientes;
  • Entende a importância de estar de acordo com a lei do Marco Civil da Internet

Chegou a hora de considerar a utilização de um sistema de hotspot! O WSpot, por exemplo, oferece todos os itens acima. Além disso, é possível:

  • Exibir banners e fazer propaganda direto no dispositivo dos seus clientes;
  • Captar as informações mais estratégicas (nome, e-mail, telefone…) para realizar campanhas de e-mail marketing;
  • Integrar o sistema com o seu CRM e aumentar o número de clientes.

E aí, quer saber como ir muito além com a sua rede Wi-Fi e vender mais? Agende um bate-papo com um de nossos especialistas!

wspot meio de funil