É de fundamental importância ter registrado o contato dos seus clientes. Principalmente quando falamos de estabelecimentos físicos, em que o cadastro digital não obrigatoriamente acontece, obter essas informações ainda revela-se essencial para diversas estratégias importantes.

Isso porque esse tipo de informação te dá poder para ir muito além. Criando ações de marketing também no mundo online e aumentando a interação com seus clientes e potenciais clientes! A consequência, claro, é um impulso nas suas ações de marketing e relacionamento. Assim, há ainda a possibilidade de aumentar as suas vendas. 

Com um banco de dados de clientes em mãos, é possível:

  • Criar um mailing e desenvolver uma comunicação constante com seus clientes, visando a fidelização;
  • Divulgar novos produtos ou promoções com facilidade via e-mail, SMS ou WhatsApp;
  • Criar públicos personalizados no Facebook em campanhas de marketing digital;
  • Enviar os dados para o seu CRM e estudar o seu público mais profundamente.

Nome, e-mail, telefone, CPF, data de nascimento… As informações solicitadas variam de acordo com a estratégia escolhida. A seguir, conheça diferentes formas de obter o contato de seus clientes, construindo assim um banco de dados consistente (e melhorando os seus resultados!).

Estratégias para conseguir o contato de clientes

contato clientes

A melhor forma de conseguir informações importantes de seus clientes é através da troca. Ou seja: os dados são cedidos uma vez que você oferece algo que seu cliente veja valor. Esse mecanismo se baseia na reciprocidade, um dos gatilhos mentais mais amplamente utilizados e notoriamente eficazes.

A seguir, confira algumas ideias de vantagens possíveis e também descubra como estabelecer essa mecânica de forma eficaz, construindo uma base sólida e confiável de contato com seus clientes.

Cadastro por conta do cliente em troca de um prêmio

É possível criar uma estratégia no seu estabelecimento baseada em um desconto ofertado a seus clientes.

Por exemplo: quem preenche a ficha de cadastro ganha 15% de desconto na conta final

Aplicando a importância da reciprocidade, é essencial que o que seja oferecido em troca dos dados de cadastro do cliente seja extremamente atrativo. Desconto especial, um brinde, a possibilidade de participar de um sorteio… o importante é que seu cliente veja vantagens no que é ofertado!

Portanto, não se esqueça que você terá um gasto “adicional” buscando satisfazer seus clientes (o que não pode ser ignorado). E caso o que você ofereça em troca não seja suficientemente atrativo, nem todos os clientes estarão dispostos a “ter o trabalho” de se cadastrarem.

Ou seja: ofereça um brinde excelente (e gaste dinheiro com isso) ou a realização do cadastro fica em segundo plano (ou mesmo deixada de lado).

Cadastro manual por conta do funcionário

Caso você não queira ter o gasto com o brinde ou desconto da estratégia anterior, é possível conseguir o contato de seus clientes por intermédio de um funcionário.

Por exemplo: toda vez que seu cliente estiver deixando o seu estabelecimento, o seu atendente fica encarregado de pedir dados como nome, e-mail e telefone.

Entretanto, há alguns problemas nessa estratégia. Uma delas é sua falta de agilidade. O seu funcionário, engajado na tarefa de pegar as informações dos clientes, deixa de ter um desempenho satisfatório no atendimento ou caixa, por exemplo.

Isso sem contar que os clientes podem se sentir desconfortáveis com o preenchimento do cadastro, levantando à famosa pergunta “O que você quer com os meus dados?”. Essa situação pode ser bastante desconfortável e inclusive induzir o seu cliente a não voltar mais ao seu estabelecimento.

Utilização de um sistema de hotspot Wi-Fi

Se está parecendo desafiador obter o cadastro de seus clientes, a opção de utilizar um hotspot Wi-Fi é uma das mais vantajosas. O funcionamento é muito simples: para utilizar a internet, seu cliente precisa passar por um simples cadastro. Nesse cadastro, as informações requeridas são customizáveis de acordo com o seu objetivo.

como funciona hotspot wi fi

Nesse caso, ao invés do seu cliente ficar desconfortável com a obrigatoriedade do cadastro, todo o processo será muito mais fluido.

Além disso, há mais vantagens envolvidas! Veja abaixo:

  • Baixo custo;
  • Sem incômodo ao seu cliente;
  • Garantia do máximo aproveitamento de cadastros;
  • Reforço à sua marca.

Dessa forma, não é necessário alocar funcionários ou gastar com a impressão de fichas. Fora que uma conexão com hotspot personalizada com a sua marca traz muito mais profissionalismo e seriedade. Além disso, há ainda a possibilidade de exibir propagandas direto no dispositivo do seu cliente, bem como entender mais profundamente seu perfil de consumo.

Como garantir que os dados sejam válidos e atualizados?

dados validados

O cadastro manual não garante a autenticidade dos dados. O seu cliente pode passar um e-mail inválido ou inexistente, por exemplo, e assim todo o seu esforço para obter tal informação terá sido em vão.

No caso de um hotspot profissional, como o WSpot, um diferencial é a verificação dos e-mails cadastrados. Funciona assim: além de verificar se o domínio existe (@gmail, por exemplo), há a verificação da existência da conta. Ou seja, se alguém colocar 9999@gmail.com, será primeiro verificado se o domínio gmail é válido. Em seguida, será verificado se a conta 9999@gmail.com existe também.

Dessa forma, sua base de contatos fica consistente e apenas com e-mails que realmente existam. Assim, garantindo a efetividade de suas ações de marketing.

Mãos à obra!

Mais do que somente ter os contatos dos clientes, é preciso colocá-los em uso! Somente o relacionamento constante pode ser capaz de construir uma conexão entre a sua marca e o seu cliente e, assim, vender mais. Seja criativo e utilize todas as informações a seu favor.

Se quiser saber como um sistema de hotspot pode te ajudar a executar essa e diversas outras ações em seu negócio, fale com um especialista e saiba mais!

vá além com seu wifi