Use um hotspot para criar uma base de dados real dos seus clientes e se comunicar melhor vender mais e fidelizar seus clientes com Wi-Fi Marketing.

O primeiro passo para uma estratégia de comunicação bem sucedida é conhecer bem seu público-alvo e seus clientes. Qual sua relação com seu negócio, quantas vezes vem ao mês, sua idade, gênero, e contatos. Uma maneira fácil e rápida de fazer isso é utilizar serviços de hotspot. Ou seja, para ter acesso à sua rede seu cliente fornecerá as informações que você precisa para criar ações de Wi-Fi Marketing. Tais dados são muito ricos pois você terá a certeza que aquela determinada pessoa visitou seu estabelecimento.

Veja algumas estratégias que você pode desenvolver ao implantar Wi-Fi Marketing no seu negócio:

  • Estudar o perfil de seu consumidor através do Wi-Fi. Com os campos personalizáveis, descubra os dados importantes para o seu negócio, como, por exemplo: sexo, faixa etária, endereço, faixa de renda, e outros;
  • Captar contatos para e-mail marketing;
  • Direcionar os dados para as redes sociais do seu negócio;
  • Emitir relatórios de áreas e pontos de acesso com maior movimentação;
  • E ainda ter a opção de envio de SMS.

É preciso constantemente alimentar essa base de informações, sendo que os dados devem ser válidos, reais e de preferência reais fornecidas pelo próprio cliente.

Como usar estrategicamente a base de dados dos seus clientes

Uma base de dados válida e baseada em informações reais, também chamada de Database Marketing, não é apenas um registo de clientes mas uma ferramenta para definir estratégias de comunicação, aproximação e fortalecimento dos laços com os consumidores.

Você terá acesso a diversas informações sobre seus clientes, como por exemplo:

  • A frequência com que visitam o seu estabelecimento;
  • Quanto tempo permanecem;
  • Quanto gastam;
  • Em quais produtos têm interesse;
  • Se já aproveitam as suas promoções.

Todas essas informações, serão captadas ao longo do tempo e serão a base para o seu planejamento de Wi-Fi Marketing. Por exemplo: você pode enviar ofertas específicas para aqueles clientes que já visitaram seu estabelecimento mais de duas vezes em um mesmo mês.

Trabalho integrado de Wi-Fi Marketing com CRM

Já o CRM (Customer Relationship Management) é um sistema integrado de gestão cujo foco é o cliente. Os elementos fundamentais do CRM são a identificação, diferenciação e interação com o cliente. Seu foco é o fortalecimento da relação com o cliente.

Você poderá usar as informações coletadas pelo seu hotspot para alimentar seu CRM e manter contatos mais assertivos com sua base. Por exemplo: você pode criar conteúdos focados naquele consumidor específico, levando em conta seus hábitos e a relação que ele tem com seu negócio.

Se você identificou que  um determinado consumidor vai todas as sextas feiras ao seu negócio, e em algum momento ele deixou de ir, talvez seja o momento de entrar em contato e entender o porquê disso ter ocorrido.

Esse tipo de relacionamento torna-sede longo prazo proporcionando uma fidelização muito maior do seu cliente.

Manter também significa limpar

Qualquer pessoa pode se cadastrar e acessar um Hotspot. Mas isso não significa que todas essas pessoas são bons contatos para você. Alguns podem não ser o seu público-alvo, ou se mudaram, ou não se interessam mais pelo negócio. Para garantir a qualidade do seu banco de dados é importante lembrar de fazer limpezas periódicas:

  • Segmente os registros de pessoas que não acessaram a sua rede há mais de seis meses;
  • Se fizer e-mail marketing, compare o seu relatório de bounces (e-mails que não chegaram ao destinatário) com os cadastros, e exclua-os;
  • Envie e-mails perguntando se a pessoa tem interesse no conteúdo que está recebendo. Isso impede que você seja marcado como spam.

Seguindo essas dicas, você manterá uma base de dados muito valiosa, e a utilizará para vender mais para seus clientes!

 

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