Um hotspot é a nomenclatura que se dá a um determinado ambiente onde uma rede Wi-Fi está disponível para ser utilizada. No Brasil, 89% da população afirma preferir navegar por uma rede Wi-Fi do que por seus planos 3G/4G, tanto para economizar “Megas” de suas franquias quanto pela qualidade do sinal. E cerca de 80% afirma que espera encontrar Wi-Fi grátis nos estabelecimentos que frequenta.

Esta comodidade passou a ser fundamental, e não encontrá-la pode ser a diferença entre conquistar ou perder um cliente. Vemos alguns estabelecimentos ficarem famosos pela experiência de oferecer Wi-Fi, como cafeterias e padarias.

A forma mais comum de se conectar a uma rede Wi-Fi  é solicitando a senha a algum funcionário no local. Porém, esse processo nem sempre ocorre de forma tranquila. A pessoa pode errar a senha, se confundir com caracteres ou demorar para passar a informação para os clientes.

Para tornar a experiência mais prática para todos pode-se oferecer Wi-Fi sem senha, por meio de um sistema de gerenciamento de hotspot. Isso, além de facilitar a conexão do seu cliente, permite capturar dados importantes para futuras estratégias de marketing e relacionamento.

Mais de 70% das pessoas afirmam ter permanecido mais tempo do que programaram para usufruir de Wi-Fi gratuito. Esse tempo a mais significa aumentar o consumo daquele cliente no seu estabelecimento. Ou seja, oferecer Internet não é uma simples comodidade para os clientes. É uma oportunidade de vender mais e aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Benefícios de oferecer Wi-Fi com um sistema de Gerenciamento de Hotspot

Qualidade de Navegação

Wi-Fi não é um recurso ilimitado e precisa ser gerenciado de forma eficaz para que todos tenham uma experiência satisfatória. São dois pontos que requerem  atenção: Equipamento e Banda. Um sistema de gerenciamento de hotspot te ajudará a melhorar em ambos.

– Equipamentos: Roteadores e antenas possuem abrangência de sinal e quantidade de conexões máximas. Isso significa que se você tiver um ambiente com 100 pessoas que querem se conectar, mas um equipamento que suporta 50, você terá problemas. Nem todos os roteadores são compatíveis com sistemas de hotspot, portanto para usar essa tecnologia você precisará de um equipamento profissional (não necessariamente caro),  que proporcionará uma melhora considerável na qualidade do Wi-Fi que oferece a clientes.

– Sua banda: Conforme seus clientes se conectam à rede, eles passam  a “dividir” a Internet que você oferece. O roteador irá tratar cada conexão de forma individual, fazendo uma “fila” para o uso do Wi-Fi. Se alguém estiver baixando um arquivo muito grande, ele poderá consumir toda a banda, piorando a experiência dos outros visitantes. Um hotspot te ajudará a regular isso, seja oferecendo recursos como limite de tempo ou limite de banda, e também te mostrando em relatórios as taxas de download e upload. Com isso será possível identificar a necessidade de aumentar a banda que você contrata.

Com um hotspot, crie uma base de dados para Marketing

Uma estratégia de comunicação bem sucedida começa por conhecer bem seu público-alvo e seus clientes. Quão frequentemente eles aparecem no seu estabelecimento? Qual é a idade e o gênero dessas pessoas? Onde elas moram? . Uma maneira fácil e rápida de responder a estas perguntas  é utilizar serviços de hotspot.

Como no lugar da senha o visitante precisará efetuar um cadastro, você terá acesso a informações importantes sobre a relação do seu cliente com seu negócio, além dos contatos dele para ações de marketing.

Veja algumas possibilidades às quais você terá acesso se utilizar um sistema hotspot para gerenciar sua rede Wi-Fi:

Estudar o perfil de seu consumidor através do Wi-Fi. Com os campos personalizáveis, descubra dados importantes para o seu negócio, como, por exemplo: sexo, faixa etária, endereço, faixa de renda, e outros;

  • Captar contatos para e-mail marketing;
  • Direcionar os dados para as redes sociais do seu negócio;
  • Emitir relatórios de áreas e pontos de acesso com maior movimentação.

Todas essas informações serão captadas ao longo do tempo e serão a base para o seu planejamento de Wi-Fi Marketing.

Marketing Digital

Um sistema de hotspot traz a possibilidade de potencializar suas estratégias de marketing digital. Os dados capturados pelo sistema são especialmente úteis para impactar possíveis clientes, e por consequência consumirem no seu estabelecimento. Separamos algumas estratégias de marketing digital que você poderá criar a partir dos dados capturados pelo sistema de hotspot.

Adwords

Os links patrocinados do Google têm o poder de impactar muitas pessoas no momento que fazem uma busca na plataforma. Essa é uma excelente maneira de atrair pessoas para seu negócio ou trazê-las de volta, fomentando a fidelização. No Adwords, você poderá inserir as listas de contatos que seu sistema de hotspot capturou, para criar novos públicos ou fazer campanhas de remarketing.

E-mail Marketing

Com o e-mail dos seus clientes cadastrados no WSpot, você poderá criar ações de e-mail marketing. Você pode informar novidades e enviar descontos especiais para que o cliente retorne ao seu estabelecimento. É possível, também, direcionar a comunicação de acordo com o comportamento do seu cliente. Por exemplo: você pode enviar um desconto especial para aqueles visitantes mais recorrentes.

Redes Sociais

Já é uma prática comum no mercado oferecer Wi-Fi em troca de um compartilhamento no Facebook do seu estabelecimento. Essa é uma maneira de usar o hotspot  para disseminar pelas mídias sociais seu negócio. Com a opção de compartilhamento, você atingirá de forma rápida e barata os círculos de amizades dos seus clientes, proporcionando maior visibilidade para sua loja, restaurante, clínica, bar, etc.

Faceads – Novos Públicos

Além de criar públicos com os dados coletados pelo hotspot, para aumentar a fidelização, o Facebook em sua opção paga irá te possibilitar impactar novos clientes. O Lookalike (ou públicos semelhantes) no Facebook é uma modalidade de investimento no qual você mostra conteúdos para públicos semelhantes aos seus. Na prática, o que acontece é que o Facebook irá identificar seu público ao analisar curtidas, páginas visitadas, sites visitados, etc. Em seguida, ele criará uma lista de pessoas que possuem os mesmos gostos e comportamentos e mostrará seus anúncios para eles.

Comunicação Direta e Identidade Visual

Com um hotspot, você pode exibir banners com propagandas no momento que o visitante estiver no seu estabelecimento. Você pode informar novidades e condições especiais, descontos e novos produtos. Esta é uma forma interessante de incentivar o consumo no momento que as pessoas estão no seu estabelecimento. Assim, você usa a rede Wi-fi como um de seus vendedores, aumentando o ticket médio das suas vendas.

Hotspot é sinônimo de Segurança

Em abril de 2014, foi promulgado no Brasil o Marco Civil da Internet. Trata-se de um código que rege a utilização da rede, no Brasil, definindo direitos e deveres tanto dos usuários da rede como aqueles que a proveem.

O texto protege a liberdade de expressão, a privacidade e a neutralidade da rede como princípios básicos da Internet. Além de deixar bem claro quais as responsabilidades de cada um no ambiente online protegendo a todos que navegam!

O Marco Civil da Internet foi construído com participação popular em audiências públicas em todo o Brasil. Também, recebeu apoio e sugestões de várias plataformas, como o Twitter e o portal e-Democracia da Câmara dos Deputados.

Responsabilidades ao oferecer Wi-Fi gratuito para clientes

Segundo o Marco Civil da Internet, a responsabilidade por eventuais crimes virtuais é de quem provê a internet. Ou seja, se você oferece Wi-Fi gratuito para seus clientes quem é responsável é você.

Isso significa que se algum crime for cometido na rede, é você quem responderá por ele. Mas fique tranquilo:o Marco Civil também define como você pode se proteger em situações assim.

Como ficar protegido

Para evitar ser penalizado por crimes cometidos por terceiros é obrigatório que você registre todos aqueles que se conectam à sua rede. Ao guardar os dados de conexão dos visitantes você terá informações suficientes para passar para a Justiça em caso de uma investigação na sua rede.

O que pode ser registrado:

O Marco Civil da Internet exige que quem oferece a conexão mantenha em segurança e sigilo os registros de conexão pelo prazo de um ano. É necessário guardar os seguintes dados: IP da conexão, MAC Address do dispositivo, datas e horários e duração das conexões. Além disso, você pode solicitar diversos outros dados, como e-mail e telefone para fazer campanhas de marketing com esses registros.

O que você não pode registrar:

Registrar os sites e aplicações que seus visitantes acessam é proibido pelo Marco Civil da Internet. Isso está bastante claro nos artigos 11 e 14 da lei destacados abaixo:

Artigo 11: “(…) obrigatoriamente respeitados a legislação brasileira e os direitos à privacidade, à proteção dos dados pessoais e ao sigilo das comunicações privadas e dos registros.”

Artigo 14: “ Na provisão de conexão, onerosa ou gratuita, é vedado guardar os registros de acesso a aplicações de internet.”

WSpot o maior sistema de Hotspots do Brasil

O WSpot é um sistema que cria e gerencia hotspots, e te permitirá criar todas essas estratégias. Você não precisa ter conhecimento técnico para usar, e terá em mãos todas as ferramentas necessárias para usar seu Wi-Fi de forma profissional e estratégica. Comece agora mesmo a usar o WSpot e a criar estratégias de Wi-Fi Marketing. Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar.

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