importância do contato de clientes

Conhecimento é poder. A frase pode parecer clichê, mas faz todo o sentido quando aplicada em relação ao marketing e divulgação do seu estabelecimento. Ter o contato de clientes, por exemplo, é uma das formas mais simples e efetivas de traçar estratégias mais assertivas e, assim, vender mais.

Em resumo, ter uma lista com contato de clientes significa conhecer melhor particularidades do mesmo e poder ir além nas suas ações! Dados como nome, e-mail e telefone são primordiais quando a ideia é fazer uma comunicação mais personalizada. Já informações como CEP, idade e data de nascimento podem ser coletadas para ações específicas, desde que de acordo com o seu objetivo.

É esse banco de dados, que parte dos seus atuais clientes, que vai te trazer diversos insights sobre como conquistar ainda mais vendas. Ou seja, fique atento, pois ele precisa ser o mais completo e atualizado possível.

E aí, está convencido do quão importante e valioso é ter o contato dos seus clientes em mãos? Se quer algumas ideias de como colocar a mão na massa, confira o post abaixo e descubra como impulsionar ainda mais os seus resultados sem qualquer complicação!

Realizar envio de e-mail marketing

e-mail marketing com o contato de clientes

O disparo de e-mail marketing é uma das formas mais efetivas de se comunicar com o seu cliente. Também conhecido como mala direta, essa ação pode ser útil em diversas situações! Veja abaixo:

  • Pesquisa de satisfação e sugestões de produtos e serviços;

  • Divulgação de novos produtos ou promoções especiais;

  • Em ações em datas comemorativas, como aniversário;

  • Ao comunicar sobre informações do seu estabelecimento, como mudança do horário de funcionamento.

É importante que o texto do seu e-mail seja sempre claro e objetivo. Se o seu cliente entender que o seu conteúdo não acrescenta nada a ele, poderá excluir seus e-mails sem nem tê-los aberto ou mesmo marcá-los como spam. Pense sempre em enviar um e-mail que seja atrativo e encantador seu cliente.

Além disso, é muito importante pensar na frequência de envio. Enviar comunicados diariamente, por exemplo, pode ser incômodo e desagradável, atrapalhando assim a interação que ele tem com a sua marca. Teste diversas opções e encontre a sua frequência ideal (Dica: 1 vez por semana ou a cada 15 dias costumam ser bons números!).

Leia mais: 5 dicas para melhorar a divulgação por e-mail do seu negócio.

Relacionamento via WhatsApp

Promoções pelo WhatsApp são possíveis ao ter o contato de clientes

O WhatsApp é uma ferramenta de relacionamento. Ou seja, se você identificar que seus clientes gostariam de ter um contato mais próximo com a sua marca, divulgar novidades e promoções por essa ferramenta pode ser uma boa ideia!

Mas atenção! O WhatsApp requer que a sua comunicação seja o mais próxima e personalizada possível. Ou seja: se você enviar uma mensagem ao seu cliente e ele responder, é primordial que você responda o mais breve possível.

Uma outra dica importante nesse sentido é sempre se identificar! O seu cliente pode achar estranho uma pessoa desconhecida conversando com ele, então introduzir a sua marca e se apresentar enquanto indivíduo é primordial! Um exemplo de um bom início de conversa é:

“Olá, José! Tudo bem com você? Aqui é a Maria, da Lanchonete da Cidade. Estamos com uma promoção até o final do mês em que o Hambúrguer da casa sai por apenas R$19,90! Como eu sei que esse é o seu lanche favorito, decidi te avisar 🙂 Se quiser aproveitar um dia desses, é só me avisar que já deixo uma mesa reservada para você. Um grande abraço!”

Lembre-se de que quanto mais informações você tem sobre o seu cliente, mais personalizado poderá ser esse contato. Essa proximidade é capaz de aumentar a fidelização e também o volume de clientes, visto que pessoas, quando bem atendidas e fiéis de uma marca, tendem a recomendá-la para mais pessoas!

Estudo do consumidor e observação de tendências

Estudo do consumidor por meio de dados

Essa estratégia, que pode parecer um pouco mais subjetiva a primeira vista, é uma das mais relevantes. Basicamente, trata-se de observar os dados que você possui sobre seus clientes e cruzá-los com o objetivo de extrair informações sobre seu estabelecimento. Veja o exemplo abaixo:

Suponhamos que o seu estabelecimento inicialmente seja voltado para pessoas de meia idade (40+ anos). Você pensou na sua decoração com esse propósito e está inclusive criando conteúdo nas redes sociais com esse público em mente. Entretanto, você não está recebendo muitos clientes e, quando recebe, esses costumam ser jovens de 18 a 25 anos. Ou seja, o foco do seu negócio está errado! Ao alterar sua abordagem, realmente buscando atrair jovens de 18 a 25 anos, você obterá muito mais sucesso!

Esse tipo de percepção, entretanto, só vem com certeza por meio de dados! Os insights que pode ser tirados vão desde gênero a faixa etária e o importante é você estar atento para tomar cada pequena decisão de forma muito bem embasada.

Mais um exemplo: um cliente do WSpot que é do ramo alimentício traça, por meio da coleta do CEP dos clientes, mapas de calor na cidade, descobrindo assim onde abrir novas unidades. Legal, né? Não deixe de conferir esse e outros cases de sucesso bem legais que podem te dar ainda mais ideias!

Veja mais: Cases de sucesso: obtenção do contato de clientes para marketing e fidelização

Viu como é importante obter o contato dos seus clientes para realizar ações de marketing de sucesso e aumentar a fidelização? Agora, descubra como tornar tudo isso possível, obtendo o contato dos seus clientes no ponto de venda

Wi-Fi marketing com hotspot para ir além