5 dicas de marketing digital para ponto de venda física

Compartilhe este artigo:

Marketing Digital é o conjunto de atividades executadas em ambientes digitais para promover produtos e marcas. Embora seja concretizado no ambiente online, você entende a importância do marketing digital para ponto de venda físico?

Os objetivos principais do Marketing Digital são atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Portanto, trata-se de uma das principais estratégias que as empresas adotam para se comunicar com seus públicos de forma direta, personalizada e no momento certo.

Quando pensamos em vendas online, muitas vezes está claro como podemos nos beneficiar do marketing digital. Porém, quando o assunto é o ponto de venda físico, essa modalidade é muitas vezes renegada.

Com o propósito de entender o comportamento dos novos consumidores, pesquisas realizadas pelo Popai Brasil em parceria com o IBGE revelaram que, nos últimos 20 anos, o índice de decisão de compra em pontos de venda caiu cerca de 15%. Inegavelmente, isso mostra que os consumidores estão demorando mais para tomar a decisão de comprar.

Com a finalidade de aumentar vendas, existem ferramentas e estratégias de marketing digital que podem ser trabalhadas diretamente para promover o PDV e muitas vezes impactar os clientes no exato momento em que eles estão no estabelecimento.

Esse tipo de ação incentiva o cliente a tomar a decisão de compra mais rápido – gerando assim, também, mais vendas.

Pensando nisso, separamos 5 dicas imperdíveis para você começar a estruturar estratégias de marketing digital diretamente no seu PDV físico.

Vamos lá?

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA PONTO DE VENDA

Google Ads – Retargeting

O Google Ads é uma ferramenta de anúncios da Google na qual anúncios da sua marca aparecem em pesquisas realizadas na plataforma.

Seu principal modelo é aquele no qual são “compradas” palavras-chave. Assim, quando um potencial cliente buscar por elas, sua marca será exibida nos resultados de pesquisa.

Contudo, existe um outro modelo de anúncio no Adwords: o retargeting. Este modelo exibe banners online para uma lista de potenciais clientes inseridos manualmente por você ou que o Google identifica a partir de visitas no seu Website.

É possível, então, definir uma lista das pessoas que visitaram seu ponto de venda e impactá-las com anúncios na sequência. Para isso, você precisará registrar quem visitou seu estabelecimento para então criar estratégias de retargeting.

Públicos personalizados em Redes Sociais

As redes sociais estão presentes a todo momento no dia a dia de seus clientes. Afinal, são plataformas que todos nós utilizamos assiduamente como forma de comunicação e entretenimento.

É fundamental que sua marca mantenha um relacionamento com clientes por esse canal!

Para potencializar essa comunicação e o marketing digital para ponto de venda, as mídias sociais possuem mecanismos para patrocinar conteúdos, sites, locais e eventos. Trata-se de uma maneira barata e eficaz de conversar com aqueles clientes que frequentaram o PDV.

Outra vantagem de investir nesse canal é a capacidade de segmentação. É possível, por exemplo, mostrar anúncios diferentes para gênero, faixa etária e distância do seu negócio.

É possível, também, criar públicos personalizados baseados naqueles que visitam o seu estabelecimento e impactá-los rotineiramente com conteúdos ou promoções.

No momento em que seus clientes estão no seu negócio, você poderá aumentar o engajamento em sua página ao oferecer que eles a curtam e compartilhem. Essa é uma maneira de aumentar o alcance da sua fan page e, consequentemente, do seu negócio.

SMS e Aplicativos de mensagens

Abrir o canal de mensagens instantâneas via celular para o seu negócio poderá melhorar muito o atendimento e a experiência do seu cliente no PDV.

Você poderá agilizar atendimentos, agendar pedidos e aumentar o valor consumido no estabelecimento por esse canal.

Uma grande vantagem é a possibilidade de um atendente poder se comunicar com vários clientes ao mesmo tempo e dar andamento interno aos pedidos.

Além disso, você pode usar este canal diretamente como uma ferramenta de marketing digital para ponto de venda para enviar novidades e promoções e até avaliar como foi a experiência, diretamente para o clientes chave.

Autoatendimento

Existem várias maneiras de agilizar o atendimento e aumentar o consumo em PDVs usando estratégias de autoatendimento.

Um exemplo são aplicativos, nos quais clientes podem comprar e pagar diretamente pelos seus celulares, e apenas irem buscar o produto quando desejarem.

Outro exemplo são caixas automáticos, que evitam filas e reduzem custos para os estabelecimentos. Estes caixas tornarão a experiência de compra mais prática para seus clientes e mais rentáveis para seu negócio.

Hotspots de WiFi

Hotspots são pontos de internet grátis e livre na qual os visitantes efetuam um cadastro para acessar uma rede. Com isso, uma base de dados é construída para que você desenvolva estratégias de marketing digital para ponto de venda.

Trata-se de uma ferramenta que tem o poder de aumentar a geração de leads diretamente no ponto de venda, registrando todos aqueles que passarem pelo estabelecimento e se conectaram ao WiFi.

Neste momento, os seus clientes são diretamente impactadas pela sua marca e você poderá exibir propagandas diretamente em seus dispositivos móveis. Isso aumenta o consumo no PDV e também a fidelização de clientes.

Para realizar este tipo de estratégia, você precisará de um sistema que crie e te possibilite gerenciar seus hotspots.

A Mambo WiFi é a maior ferramenta de hotspots do Brasil e te dá as ferramentas necessárias para desenvolver estratégias de marketing digital focadas no ponto de venda. Clique aqui e saiba mais sobre o funcionamento!

Sobre o autor:
Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas
Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo
• Linkedin

Inscreva-se na nossa Newsletter