O ano de 2020 e toda sua peculiaridade, nos deixou dados e informações importantes sobre o “novo” comportamento do consumidor e o futuro dos negócios.

Não sair de casa foi uma das nossas principis preocupações para nos proteger contra o Coronavírus, o que fez com que a maioria das pessoas aderissem cada vez mais às compras online.

Os números que apontam o crescimento do comércio eletrônico brasileiro são muitos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie e pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), crescemos em faturamento (56,8% maior nos primeiros 8 meses de 2020 em relação ao ano anterior), o número de compradores nesse modelo de negócio aumentou, assim como também tivemos milhares de novas lojas eletrônicas registradas.

Isso aponta o fim das lojas físicas e do comércio tradicional? Não, longe disso. Mas o fato é que, com as imposições da pandemia, o que observamos há anos ficou ainda mais evidente: o consumidor está online e sua empresa também precisa estar.

E é com essa observação que eu entro no assunto principal deste artigo: a validação de e-mails para uma comunicação efetiva com seu público.

O E-MAIL MARKETING

validação de e-mail marketing

Há alguns anos, alguns profissionais da área de marketing especularam a “queda” do e-mail marketing como ferramenta de comunicação, mas os dados nos mostram uma realidade um pouco diferente.

De acordo com um levantamento feito pela Emarsys, o e-mail ainda é a principal ferramenta de vendas para os pequenos negócios. Cerca de 81% de pequenas empresas utilizam o canal como meio de aquisição de leads, enquanto 80% utilizam o e-mail como ferramenta para reter e fidelizar estes leads.

A praticidade e o baixo custo que o e-mail marketing apresenta, faz dele uma ferramenta de comunicação muito importante para as empresas, principalmente em um cenário no qual a melhor forma de se comunicar com o consumidor é de forma digital.

A CAPTAÇÃO DE E-MAILS

Para utilizar disparos de e-mail como estratégia de comunicação também é preciso ter um plano para realizar a captação destes e-mails, garantindo também que o usuário aceite receber comunicações da sua empresa.

As estratégias de conversão para captação de e-mail são infinitas, variando de acordo com o segmento, produto, público alvo e diversos outros fatores. Mas é válido pontuar que nem sempre essa ação de conversão inicia-se de modo online.

Imagina conseguir os dados de e-mail de um consumidor que esteve presencialmente no seu estabelecimento, viu o seu produto e conheceu a sua marca. Manter uma comunicação com essa pessoa aumentaria (e muito!) as chances dela lembrar de você quando precisar do seu serviço, certo?! 

Com um Hotspot, como o WSpot, é possível ter essa captação de dados. Ao oferecer conexão WiFi para seu cliente, ele realizará um cadastro, no qual deve informar nome, e-mail e outras informações que você achar necessário para sua empresa.

fluxo uso de e-mail marketing

Dessa forma, além de oferecer uma comodidade que melhora a experiência do cliente, e que pode ser um fator importante para sua fidelização, você consegue informações cruciais para manter uma comunicação direta com seu público, prolongando o contato com quem esteve presencialmente no seu negócio.

A VALIDAÇÃO DE E-MAILS

A validação de e-mails no WSpot

Para garantir o êxito na captação de e-mails de clientes, a “chave do sucesso” está na validação de e-mails no ato do cadastro, impedindo o uso de e-mails falsos ou temporários.

Por exemplo, o captive portal do WSpot conta com uma tecnologia que permite o cadastro apenas de e-mails válidos, caso contrário o usuário não conseguirá realizar o cadastro e o WiFi não ficará disponível para ele.

Essa é uma maneira de garantir que a sua comunicação seja entregue para a pessoa correta, além de evitar que suas campanhas de e-mail marketing sejam entregues para e-mails inválidos e inativos, o que pode diminuir a qualidade e a entrega deles.

A IMPORTÂNCIA DE UMA BASE VERDADEIRA

Ao realizar campanhas de e-mail, ninguém deseja conversar com robôs ou caixas fantasmas. Mas além disso, ter uma base de e-mails verdadeira também é muito importante para manter seu domínio saudável.

Quando os provedores identificam que determinado domínio está enviando e-mails para endereços que não estão abrindo estas mensagens, ou então para endereços fantasmas, a relevância do domínio de e-mail é rebaixada, o que diminui a entrega das campanhas, além de poder transformar seus e-mails nos famosos SPAMs.

Quando há certa insistência em enviar e-mails para contas inexistentes, também pode ocorrer o bloqueio de determinado domínio, ou também a inclusão em blacklists, que apontam aquele domínio como SPAM ou de conteúdo suspeito.

Wifi além do WiFi Wspot

E aí, o que acha de começar a utilizar o e-mail como estratégia de marketing? Lembrando que essa é apenas uma das possibilidades de uso do WSpot como uma ferramenta de marketing! 

Separamos cases de sucesso de alguns de nossos clientes que utilizaram os dados obtidos com o WSpot para tomarem decisões importantes para o desenvolvimento dos seus negócios. Clique aqui e confira o material completo!

 

Sobre o autor:
Michele Lopes – Analista de Marketing
Amante de tecnologia e marketing, mãe de pet e apaixonada por pessoas
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