Oferecer uma conexão Wi-Fi de qualidade no seu estabelecimento traz inúmeros benefícios: atrai mais pessoas, auxilia na otimização da experiência do cliente e pode ser utilizado na sua estratégia de marketing digital.

Tudo isso, entretanto, só se torna possível quando incluída em uma estratégia de WiFi Marketing com o oferecimento de WiFi social

Se esses nomes parecem confusos para você, não se preocupe! Neste post, você vai entender o que é WiFi Social, quais são as vantagens e como aplicar na sua rede e obter os melhores resultados.

O que é WiFi Social?

O WiFi social nada mais é do que o seu oferecimento tradicional de WiFi unido a um hotspot. Ou seja:

WiFi + Hotspot=WiFi Social

Com um sistema de gestão de hotspots, o seu cliente acessa a sua rede sem a necessidade de inserir uma senha. Ao invés disso, ele preenche um simples cadastro ou então faz o acesso por suas redes sociais.

Ao transformar a sua rede em um WiFi social, você também terá em mãos em uma ferramenta de marketing, reforçando a autoridade da sua marca, otimizando a experiência do cliente e muito mais.

Veja a seguir o porquê você deveria utilizar uma estratégia como essa no seu estabelecimento.

Os 5 Motivos para utilizar WiFi Social

5 passos para utilizar WiFi Social

Captação de Contatos

Ter uma lista com contato de clientes significa conhecer melhor suas particularidades e poder ir além nas suas ações. Dados como nome, e-mail e telefone, por exemplo, são primordiais quando a ideia é fazer uma comunicação mais personalizada.

É esse banco de dados, que parte dos seus atuais clientes, que vai te trazer diversos insights sobre como conquistar ainda mais vendas. Ou seja, fique atento, pois ele precisa ser o mais completo e atualizado possível.

Um sistema de hotspot é capaz de captar esses dados de forma simples e fluida. No cadastro, as informações requeridas são customizáveis, ou seja, você pode pedir qualquer informação que considerar mais importante.

→ Ler mais: Por que é tão importante ter o contato de clientes?

Visibilidade nas redes sociais

Uma das vantagens de utilizar WiFi Social diz respeito ao aumento da relevância da sua marca no mundo online. Redes sociais, como o Facebook, são capazes de trazer mais clientes por meio da divulgação no feed.

Com um hotspot, é possível definir a sugestão de curtida e compartilhamento da sua página no Facebook, por exemplo.

Curtir e compartilhar no Facebook

Além disso, nas configurações do sistema de hotspot, é possível definir um site como destino final da conexão: você pode inserir a sua página do Instagram ou Twitter, aumentando assim o seu alcance também nessas redes sociais.

Estratégias de WiFi Marketing

Utilizar o seu WiFi com um hotspot pode contribuir muito para a melhoria das suas ações de marketing, comunicação e relacionamento. Isso porque, com um WiFi Social, é possível: 

  • Exibir banners direto no dispositivo do seu cliente;
  • Personalizar a tela de cadastro com a sua identidade visual;
  • Criar um mailing e desenvolver uma comunicação constante com seus clientes, visando a fidelização;
  • Divulgar novos produtos ou promoções com facilidade via e-mail, SMS ou WhatsApp;
  • Criar públicos personalizados no Facebook em campanhas de marketing digital;
  • Enviar os dados para o seu CRM e estudar o seu público mais profundamente.

As possibilidades são muitas! Utilize o seu WiFi Social como um importante aliado e não tenha receio de ir além. As ações de marketing mais impactantes são aquelas que abusam da criatividade e colocam o cliente em primeiro lugar.

→ Ler mais: Propaganda pelo Wi-Fi: Saiba como explorar sua conexão e lucrar mais

Conhecimento de público-alvo

Além dos dados captados no momento do cadastro, que podem auxiliar muito no estudo do público que frequenta seu estabelecimento, um sistema de hotspot pode te trazer ainda mais informações essenciais, como:

  • Horários e dias mais visitados;
  • Tempo médio de conexão de cada cliente;
  • Quantidade de banda de internet que você disponibiliza que é utilizada;
  • Tipos de dispositivos que mais acessam.

Assim, é possível traçar estratégias que estejam de acordo com esse perfil! Além disso, é uma comprovação (ou não) em dados das pessoas que você está atraindo para seu estabelecimento.

Entrega da melhor experiência do cliente e fidelização

Se o seu cliente espera que o seu estabelecimento possua um WiFi de qualidade disponível, frustrar essa expectativa pode prejudicar a experiência dele com a sua marca. Ou seja, oferecer uma conexão à altura do que espera-se é primordial.

Além disso, com um hotspot é possível desenvolver diversas estratégias para fidelização, como envio de e-mails e Whatsapp. O maior objetivo aqui é mostrar ao seu cliente o quão importante ele é e oferecer a melhor experiência possível, garantindo sua satisfação, retorno e indicação.

→ Ler mais: Experiência do Cliente: Importância e como gerar resultados com um hotspot

Quem deve utilizar Wi-Fi social?

Quem deve utilizar WiFi Marketing

Para descobrir se uma estratégia de WiFi Social e WiFi Marketing é para você, responda as perguntas abaixo:

  • O seu cliente passa mais de 10 minutos no seu estabelecimento?;
  • Você já ouviu a pergunta “Qual a senha do WiFi?”?.

Se você respondeu “Sim” para pelo menos uma dessas duas perguntas, definitivamente uma estratégia de WiFi Social é para você! E, mais do que isso: ao não utilizar de ações de WiFi Marketing, você está deixando de obter um retorno garantido sobre o seu investimento.

Alguns dos segmentos com maior sucesso na utilização desse tipo de estratégia são:

  • Alimentação: bares, restaurantes, lanchonete, cafés;
  • Comércio e Varejo: lojas variadas, mercados, livrarias; 
  • Saúde e Beleza: hospitais, clínicas de estética, salões de beleza, ;
  • Educação: escolas, universidades, escolas de idiomas.

O que é preciso para utilizar WiFi Social?

O que é necessário para utilizar WiFi com hotspot

É mais simples do que parece! Você basicamente precisa de três coisas:

  • Link de internet apropriado, que suporte a quantidade e o comportamento dos usuários na sua rede;
  • Sistema de gerenciamento de hotspots, que é o responsável pela segurança e transformação da rede em uma ferramenta de comunicação, marketing e vendas;
  • Equipamento para hotspot Wi-Fi compatível, que fará a divulgação do seu sinal Wi-Fi com toda a estabilidade e eficiência necessária, sempre levando em conta o correto dimensionamento da rede.

Para começar a utilizar a sua rede WiFi de forma estratégica hoje mesmo, transformando-a em uma ferramenta de marketing e vendas com toda a segurança, conheça o WSpot

Ana Beatriz | Analista de Marketing

Especializada em Mídia, entusiasta do marketing de conteúdo e apaixonada por pessoas. Ginasta nas horas vagas e ainda esperando sua carta de Hogwarts.

 

WiFi como ferramenta de marketing